Aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de maio, o I Seminário de Controle Social de Mateus Leme, promovido pela Associação de Participação Popular de Mateus Leme - APP-ML.
O evento, que marcou o lançamento da campanha 'MATEUS LEME: EU GOSTO, EU CUIDO!", contou com a presença de 110 participantes, dentre autoridades, conselheiros de políticas públicas, representantes de associações comunitárias e outras ONGs, professores, funcionários públicos e outras pessoas interessadas no tema “O Controle Social como Instrumento de Participação Popular”.
Na abertura do evento, Ailza Santos, presidente da APP-ML, frisou que o controle social é um conjunto de mecanismos já instituídos por lei, dos quais a sociedade mateuslemense precisa se apropriar para fazer valer o seu direito de participar da administração pública.
Ailza acrescentou ainda, que hoje participar não significa apenas reivindicar uma obra ou serviço, é muito mais que isso: é participar do planejamento, gestão e controle dos gastos públicos, através do orçamento participativo, conselhos de políticas públicas, acompanhamento do legislativo, dentre outros.
O Deputado André Quintão, presidente da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, grande defensor da participação popular na administração pública, ressaltou a importância da iniciativa e a contribuição que o evento poderá trazer para a efetividade das políticas públicas do Município.
Em seguida, André Quintão proferiu palestra delineando o caminho percorrido pela participação popular numa democracia recente, emoldurada pela constituição de 1988, mas em franca evolução.
A professora Leice Maria Garcia, Analista de Finanças e Controle da Controladoria Regional da União no Estado de Minas Gerais. listou os meios já disponíveis pela Controladoria-Geral da União e outros mecanismos previstos em lei, de transparência e acesso à informação, como sendo ferramentas que a população pode e deve se apropriar como instrumentos de participação popular.
Lizete Verillo da AMARRIBO – Amigos Associados de Ribeirão Bonito (SP) fez um relato da experiência bem sucedida da AMARIBO, desde suas primeiras ações, passando pela criação da rede de ONGs, hoje com 190 filiados, até a participação e premiação em eventos internacionais.
APP-ML realiza I Seminário de Controle Social de Mateus Leme
Associados da APP-ML durante o credenciamento
Execução do Hino Nacional durante a abertura do Seminário
Jackson Rodrigues emociona a plateia ao som da música
"A gente merece ser feliz", de Ivan Lins e Paulo Cesar Pinheiro
Associados da APP-ML entusiasmados com o Seminário. Da esquerda para a direita: a secretária Neusa Nunes, o conselheiro Paulo Souza, a conselheira Rosilene Ferreira e o vice-presidente Leandro de Lima
O presidente da Câmara Municipal Roberto Rodrigues de Oliveira, durante seu pronunciamento
A palestrante Leice Maria Garcia, da CGU,
durante sua fala na abertura do evento
O prefeito Marlon Aurélio Guimarães em seu pronunciamento
Palestrantes e a mediadora Dra. Alice Ferreira de Morais
O público atento às palestras
O Deputado Estadual André Quintão, ladeado
pela associada Telma Fonseca e pela presidente Ailza Santos
Da esquerda para a direita: Gladys Andrade, da Fundación AVINA; Deputado Estadual André Quintão; Ailza Santos, da APP-ML; e o vereador Cláudio Pinto de Paiva Júnior
Lizete Verillo comove os participantes com o relato das primeiras ações da AMARRIBO em Ribeirão Bonito/SP
Um comentário:
Bacana demais!!!
Postar um comentário