Mateus Leme se fez presente no I Seminário Nacional de Controle Social através de duas representantes da Associação de Participação Popular de Mateus Leme – APP-ML.
O evento foi organizado pela Controladoria-Geral da União - CGU, com apoio da Embaixada Britânica e de Organizações Não Governamentais, para promover o intercâmbio e a disseminação de boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
Ailza Santos, da APP, informa que compareceram ao seminário cerca de 500 participantes como vereadores, controladores internos, ouvidores, conselheiros e representantes de ONG’s.
Na abertura do evento, que aconteceu de 25 a 27 de setembro passado, o Ministro Jorge Hage, da CGU, disse que quer o crescimento do controle social sobre os recursos públicos, acrescentando que por mais que se aperfeiçoem os mecanismos institucionais de fiscalização, nada substitui a participação da sociedade no controle sobre a aplicação dos recursos públicos.
O Representante da Embaixada Britânica disse que o controle social no Reino Unido se traduz em um orçamento transparente e mais adequado. Reafirmou a idéia de que é a população que conhece o cotidiano da administração e muito poderá contribuir para o combate à corrupção no Brasil.
Durante o Seminário foram discutidos mecanismos aplicáveis ao envolvimento da população nas políticas públicas e combate à corrupção. Foram expostas experiências brasileiras bem sucedidas que conseguiram melhorar a qualidade dos serviços públicos e a aplicação do orçamento, como o exemplo da ONG Observatório de Maringá/PR, que junto com a prefeitura reduziu o custo de alguns materiais licitados em até 400%, acompanhando as licitações e a entrega do material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário